quinta-feira, novembro 09, 2006
posted by Rꬬ at 3:39 PM | Permalink
Mulheres francesas não engordam. Será?
Vamos falar do elogiado "Mulheres francesas não engordam" de Mireille Guiliano.

Bem, se você estava esperando por alguma novidade avassaladora, alguma receita mágica ou algo do gênero, desista.

Apesar do título instigante, da capa maravilhosa (sim, uma bela capa é essencial!) e do primeiro capítulo ser promissor, o livro acaba caindo no lugar-comum das receitas de bem-estar tão nossas conhecidas.

As novidades que ficariam por conta das experiências pessoais da autora resumem-se a poucas páginas.

Outro ponto fraco é que muitas das receitas são cheias de ingredientes e temperos franceses, pouco ou nada conhecidos nos trópicos, o que dificulta a apreciação dos pratos sugeridos pela autora. E falta uma trama, um roteiro que mantenha o leitor preso ao livro.

A parte interessante do livro vem com a (inevitável) descrição dos costumes franceses, do jeito de valorizar os pequenos prazeres artesanais e da maneira certa para encontrar um equilíbrio entre o comer e o agir.

O grande segredo de "Mulheres francesas não engordam" é: tenha bom-senso. Coma pequenas quantidades de alimentos variados, evite o tédio culinário e movimente-se, caminhe. Não faça dietas restritivas nem academia se não quiser (em vez de auto-punição, pratique auto-indulgências), mas compense comendo algo mais leve sempre que quiser comer também um doce, procure alimentos de boa qualidade, evite fast food, aprecie os pequenos detalhes, faça da sua alimentação um ritual.

São dicas conhecidas, mas que sempre devem ser relembradas. Trata-se mais de um livro de receitas, mas que encoraja o leitor a evitar o tédio e a descobrir os prazeres de refeições criativas, variadas e em pequenas quantidades.

Conclusão: Vale a pena ler, mas não crie muitas expectativas.


Mireille Guiliano é uma executiva, presidente da Veuve Clicquot norte-americana (empresa fabricante de vinhos). Depois de "Mulheres francesas não engordam", ela também lançou o "Segredos das Mulheres francesas". Site da autora: www.mireilleguiliano.com